Divanir Higino, presidente da Cocamar
Para a Cocamar, que sempre incentiva o produtor a adotar um manejo adequado do solo, esse é um tema prioritário e que não pode, sob nenhuma hipótese, ser relegado a segundo plano.
Há muitos anos, a cooperativa vem demonstrando em dias de campo aos seus cooperados, por meio de trabalhos técnicos realizados em parceria com renomadas instituições de pesquisa, o quanto esse cuidado pode mitigar os efeitos climáticos sobre as lavouras.
Da mesma forma, sabemos que pouco adianta investir em tecnologias como uma boa adubação e sementes de qualidade, se o solo não for devidamente corrigido – mediante análise laboratorial - e/ou estiver desprovido de cobertura. São detalhes básicos que podem fazer uma enorme diferença no resultado.
Pensando nisso, a Cocamar mantém um programa permanente para o fornecimento de calcário, oferecendo condições facilitadas de pagamento. E se o cooperado não tiver equipamentos técnicos para fazer uma correta amostragem do solo e maquinário destinado à aplicação do corretivo, pode contratar esses serviços junto a cooperativa. O importante é a propriedade estar preparada para que a semeadura da safra, a ser feita a partir de setembro, encontre as condições mais adequadas possíveis.
Mesmo com os recorrentes problemas climáticos, produtores que não deixam de investir no manejo do solo a cada ano, seguindo orientação técnica especializada da cooperativa, se diferenciam dos demais. Além da correção efetuada regularmente, adotam outras práticas como o consórcio milho e braquiária ou braquiária solteira, incluem um mix de culturas com o fim de aumentar a palhada e, entre outras iniciativas, fazem um planejamento para implementar o perfil de solo em suas propriedades.
Assim, dentre uma série de benefícios, rompem a camada de compactação, permitindo o aprofundamento de raízes e a infiltração da água da chuva, o que preserva a umidade no subsolo, enquanto a palhada exerce a proteção da superfície contra a erosão e as altas temperaturas, mantendo um ambiente mais favorável ao desenvolvimento da lavoura.
Não podemos interferir nos fenômenos climáticos, mas está ao nosso alcance um conjunto de ações que visam a reduzir o impacto de intempéries e, por outro lado, potencializar ainda mais os resultados caso o clima seja favorável.
Converse com o gerente e a equipe técnica de sua unidade, ainda há tempo de preparar adequadamente o solo de sua propriedade para a safra de verão 2024/25.